Filme: O renascimento do parto (2013)



Sinopse: O filme "O Renascimento do Parto" retrata a grave realidade obstétrica mundial e sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias conseqüências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras. Através dos relatos de alguns dos maiores especialistas na área e das mais recentes descobertas científicas, questiona-se o modelo obstétrico atual, promove-se uma reflexão acerca do novo paradigma do século XXI e sobre o futuro de uma civilização nascida sem os chamados "hormônios do amor", liberados apenas em condições específicas de trabalho de parto. (fonte: filmow)

*  *  *

Olá pessoal. Tudo bem?
Então gente, acabou que o primeiro filme que eu assisto no ano é esse. Muito curioso vindo de alguém que ainda não sabe se vai querer ter filhos. Mas aí é que está. Principalmente depois de ver este filme eu acho que ele não é só pra quem está pensando em ter filhos, ou está gravida. Acho que ele é indispensável na vida de todos ser humano. Sério!

Até porque gente, mesmo que a pessoa diga "não quero filhos" ainda há a possibilidade de isso acontecer, afinal o corpo humano foi feito pra isso. A não ser que a pessoa vá lá e opere seus órgão reprodutores. Só assim pra decretar definitivamente que não vai ter filhos jamais. Não é mesmo?

Sendo assim, o parto é algo que todos devem entender. Como no próprio filme fala. Deveria ser uma matéria na escola. "É aprendizado para a vida". Ok, eu me lembro de estudar reprodução na escola. Mas apenas a reprodução e não o parto em si. A minha professora até citou tipos de parto como "normal", "cesária", e um tal de "leboyer" que eu nunca tinha ouvido falar. Mas fiquei muito intrigada quando ela explicou que tinha algo a ver com nascer dentro d'água. Na minha mente infantil achei meio surreal. Acho que já estava adaptada à ideia de partos como a gente vê na TV (com dor, gritaria, tapa no bumbum da criança, etc.).

E é por isso que eu também acredito que a cultura num geral leva as pessoas a acharem que o parto é a coisa mais horrível do mundo. Por que eu também achava até ver este filme. Mas esse filme veio me mostrar que a coisa não é bem assim. Não é porque determinados procedimentos são o que se costuma fazer sempre que são o certo a ser feito.

Todos sabemos que somos livres e podemos escolher o melhor pra nós. Mas muitas vezes pensamos que nossas opções são limitadas, não é verdade? Mas depois de assistir esse filme podemos nos apoderar do nosso poder de decisão com o conhecimento de todas as opções pelas quais podemos optar. Assim é bem melhor, não é?

*  *  *

Espero não ter sido muito confusa no meu texto. Mas é que o filme é muito didático sabem? E eu não quero vir aqui e ficar escrevendo todas as informações que o filme se propõe a apresentar para o espectador.

Eu assisti no sábado a noite no Canal Brasil (tv fechada) porque eu acompanho a página do filme pelo facebook e eles anunciaram que iria ser exibido. Eu acompanho essa página acho que cerca de um ano. Acho que não poderia ser muito mais que isso, porque o filme é de 2013. rsrsrs Enfim, faz tempo que eu sou curiosa de ver esse filme. Porque sou curiosa pra caramba! kkk.

Espero que todos tenham a oportunidade de assistir e que gostem!
Até logo! Beijos :*

Título Original: O Renascimento do Parto
Gênero: Documentário, Drama
Diretor: Eduardo Chauvet
Duração: 90 minutos
País: Brasil
Ano: 2013

2 comentários

  1. Nossa, me emociona vendo alguém falando bem desse filme e do parto humanizado no Brasil!
    Eu ainda não o assisti, só vi o trailer mas já foi emocionante, eu também não pretendo ter filhos, mas defendo o parto totalmente normal e humanizado com todas as forças, as mulheres tem sim que se empoderar e correr atrás do melhor pra si e pros seus bebês, e filmes assim mostram o quanto tudo é melhor no parto normal, sem cortes e intervenções :D hehe

    Beijos.

    Diva de Brechó




    ResponderExcluir
  2. verdade... é bom entender sobre o assunto. Aliás, acho válido entender de tudo um pouco na vida, né?

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!
Estou muito feliz com sua visita.
Ficarei ainda mais feliz com seu comentário.
Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa conhecer também, ok?
Mil beijos e volte sempre! :*

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...