Julgamento



Leitura bíblica: Tiago 4.11-12
¹¹ Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.
¹² Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?

Quem é você pra julgar o seu próximo? (Tg 4.12b)

Certo dia, duas pessoas conversavam sobre outras que compravam fiado alimentos na cantina da igreja e não pagavam por eles. Havia uma que devia desde a ultima venda realizada e que, alem de nao pagar, saia de fininho sem ao menos cumprimentar ninguém toda vez q o dirigente avisava sobre a necessidade de quitação. Outra, desde o dia que fizera sua compra, ha quase dois meses, não aparecera mais na igreja. E mesmo sem terem seus nomes mencionados, entraram para a lista dos "caloteiros". 
No dia seguinte a essa conversa, procurei uma das pessoas que foram chamadas de "caloteiras" - a que saia de fininho. Eu sabia que ate então ela sempre pagara em dias os lanches adquiridos na cantina. Talvez estivesse desempregada ou com alguma dificuldade. Soube que, entre outras coisas, ela necessitava de óculos, pois nem a Bíblia tinha como ler. Quanto a outra, que a quase dois meses não aparecia nas programações da igreja - fugindo da divida, segundo alguns imaginavam - soube nesse mesmo período que estava com a saúde abalada e sem condições de andar. 

Temos forte tendencia a "achar" isso ou aquilo sobre as pessoas e situações. E pior é que baseados nos "achos" criticamos, julgamos e condenamos. Esquecemos que Jesus disse: "Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Da mesmo forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês" (Mt 7.1-2). Em vez de criticar e fofocar, devemos estender nossas mãos para ajudar nosso próximo a se erguer e a caminhar, oferecendo a ele algo q possa reverter a situação pela qual esta passando. Precisamos exercitar mais o amor, a tolerância e a misericórdia e menos a nossa língua - que, como diz Tiago, esta cheia de veneno mortífero (Tg 3.8) - CPB



Não devemos julgar as pessoas - ainda mais se nao conhecemos todos os fatos!


Olá pessoal. Acabei sumindo de novo. Mas resolvi trazer esta mensagem, que é a mensagem de hoje do meu livrinho "Presente Diário" que traz mensegens para serem lidas todos os dias. Esta é a mensagem de hoje, dia 19. E como eu gostei muito eu resolvi compartilhar com vocês. Espero que gostem. Até logo. Beijos!

3 comentários

  1. Concordo plenamente com isso, é melhor guardar a opinião para vc mesmo se não sabe a veracidade da situação

    Beijos
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  2. Fazendo uma visitinha e aproveitando para me inscrever.
    Obs: Ameeeeei o seu layout!
    Sucesso e beijocas,
    http://meuuniversoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. é verdade flor , só o Senhor pode nos julgar !
    ameeei aqui *-*
    Beijinhos
    ps. seguindo esse blog lindo :)
    http://sorriaprincesinha.blogspot.com.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!
Estou muito feliz com sua visita.
Ficarei ainda mais feliz com seu comentário.
Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa conhecer também, ok?
Mil beijos e volte sempre! :*

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...