Livro: Fala sério, mãe!


Autora: Thalita Rebouças.
ISBN: 85-325-1800-1
Editora: ROCCO.
Páginas: 176.
Ano de lançamento: 2004.
Página no skoob. // Download
Sinopse: Mãe e filha. Que relação complicada essa! Amor, carinho, compreensão e, claro, muitas, muitas brigas. Brigas importantes, brigas bobas, brigas memoráveis. Só variam conforme a idade. Boletim, namorados, arrumação do quarto, legumes, viagens, festas, hora de chegar das festas... tudo é motivo para essas pelejas domésticas.
Para Angela Cristina, elas são apenas carinho e preocupação. Para Maria de Lourdes, são chateação materna mesmo. Na primeira metade do livro, os textos mostram o ponto de vista da mãe. Mas depois do primeiro beijo, aos 12 anos, é Maria de Lourdes (ou Malu, como ela prefere) quem assume a narrativa.
Fala sério, mãe! é uma coletânea de crônicas bem-humoradas do cotidiano dessas duas personagens, que pode ser lida aleatoriamente ou como um romance em pílulas, em ordem cronológica, da barriga aos 21 anos.




Como nos primeiros anos de vida de Malu quem conta a história é a mãe, podemos acompanhar um pouco o drama de ser mãe. Claro que cada mãe é diferente, mas ainda assim é bom, principalmente para as filhas poderem sentir um pouco o que a mãe pode ter passado na gravidez e infância. Dependendo a idade que você ler (como estou relendo aos 22) também se tem uma noção do que a mãe sentiu na adolescência da filha e quando vai embora, mesmo não sendo mais a mãe que narra.

Não sei porque o livro é considerado para o público teen. Tudo bem, fala da vida de uma adolescente. Mas acho a leitura extremamente válida para mães ou futuras mães de adolescente. Pode ser útil para alguns casos, pois muitas mães e filhas já se viram em situações descritas no livro. Mesmo o livro sendo uma ficção. Eu mesma me vi e vi minha mãe em várias situações. Não igualzinho, mas características semelhantes. Por exemplo:

1) Maria de Lourdes odeia seu nome e determina que todos devem chamá-la de Malu, contrariando sua mãe;
Durante minha infância e adolescência eu sempre achei meu nome feio e sem graça. Só aceitei depois que cresci mesmo. Mas, no meu caso, não tomei nenhuma atitude drástica como a Malu de fazer todos não me chamarem do meu nome de verdade. E nunca discuti isso com minha mãe.
2) A mãe de Malu sempre determina as coisas de acordo com sua vontade sem motivo aparente porque "mães não precisam de motivos";
Minha mãe purinha! rs. Sempre mandando e desmandando na minha vida como bem entendia. Isso sim fazia eu brigar muito com ela. Infelizmente.
3) Namoradeira; (spoiler)
Ainda criança Malu diz a mãe que namora, mas o menino não sabe! rs. Muito eu! Antes mesmo de ter 10 anos eu tinha mil namorados. Todos os amigos do meu irmão eram meus "namorados", mas a verdade era que todos eles não queriam nem saber de mim. Pois é! -.-'

Logo eu, que sempre quis ter menina pra brincar de boneca de novo,
para deixar a criança emperiquitada.

O quote do livro acima também era uma coisa que minha mãe tinha. Infelizmente eu era o oposto. Eu não deixava ela pentear meu cabelo, brigava pra ela deixar eu escolher minhas roupas para sair (e eu queria sair toda feiosa) e arrancava as jóias pra brincar na festa, se eu não entregasse a ela eu perdia brincando!

Escolhi o botafogo, para desespero dos meus pais, quando pequena porque gostava da combinação do preto e branco e achava aquela estrela uma graça, amo estrelas.

Quando li o livro a primeira vez quis ser botafoguense como a Malu. Aff. Eu era bem pateta na época, não lembro quando, mas fazem muitos anos. Bastante tempo depois eu acabei virando tricolor (fluminense) e este é o time dos pais da Malu. Ai ai. rsrsrs.

O livro não chega a ser engraçado, na minha opinião. Mas é bem divertido. É uma leitura leve e fácil de digerir.



Então, esse é o primeiro livro que eu li em 2014 e, sendo assim, o primeiro livro dos 52 livros que tenho que ler para o desafio dos 52 livros. Escolhi este porque era um dos mais finos que eu tenho e porque é uma série composta de seis livros. Então até eu ler os seis vai levar seis semanas e depois de ler todos eu to pensando em gravar um vídeos de resenha com todos juntos, porque não tem muito o que falar de um só de cada vez (eu penso isso). Então, o que vocês acharam? Gostaram do livro? Leriam? Já leram? Querem que tenha vídeos com toda a série? Me contem! A opinião de vocês é muito importante!

Até logo! Beijos :*

14 comentários

  1. Que bacana \o/
    nunca li nada dela, acho que me divertiria com esse livro :)

    ResponderExcluir
  2. Esse livro tem na minha escola e eu nunca peguei ele para ler. ( sabe aquele medo de se decepcionar com a leitura?!), pois bem, tenho esse medo. Sua opinião foi bem justa, e a sinceridade prevaleceu.

    http://dienyladyy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ollá ^^
    Parece ser um livro muito interessante... nunca havia ouvido falar deste livro, nem sobre a escritora :) Vou ver se encontrar para comprar por aki \o/
    Amei a resenha... com certeza conseguiste me fazer ficar com vontade de ler mais :D

    Beijoxx.
    http://maria-gabriely.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, gostei também da ideia de fazer um vídeo falando sobre todos os 6.
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito legal sua resenha, os livros da Thalita são
    muito bons, já estou seguindo aqui.

    Abraços || sevendays-official.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. me decepcionei com os livros da thalita, mas enfim.. agora fiquei com vontade de ler !

    Beeeeeeeijos,
    http://www.paaradateen.com

    ResponderExcluir
  7. Esse livro realmente não parece ser "destinado para o publico teen", apesar de falar da vida de uma adolescente e concordo contigo, acho bem válido futuras mães lerem. Não conhecia, mas me interessei bastante e depois que acabar minha listinha de livros, vou procurá-lo.

    http://ladiabolique.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ooi Bianca! Conheci teu blog agora, através da Fabiola. Adorei o teu desafio das 52 semanas, apesar de meu blog ser de receitas, vou participar desse desafio, adorei =)
    Ah, adorei teu cantinho tb, muito bom esse livro.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. adorei, parece ser legal o livro..

    http://www.querodemorango.com/

    ResponderExcluir
  10. amoooo livro desse gênero!

    Beijos da Leidy
    www.tralhadarede.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu só li um livro da Talita Rebouças... acho que foi o fala sério, amiga... mas nem lembro exatamente. Sei que odiei!
    Li ele para "discutir" a leitura com a afilhada do meu marido, ela era adolescente na época.
    Mas eu achei uma leitura meio pobre, apesar de ter uma "moral da história" por assim dizer. Na época só dava essa escritora, estava em tudo... rádio, tv, na xuxa kkkkkk, mas sinceramente não vejo nenhuma graça

    ResponderExcluir
  12. Tenho vontade de lê

    Beijos , Deus abençoe ♥
    mundodasgarotasforever.blogspot.com.br { Retribui a visita ? }

    ResponderExcluir
  13. Seu blog e super criativo hehe
    esse livro parece ser bem bacana, gostei :)
    Lindona seguindo seu blog, segue o emu tbm?! ^_^
    http://lalazinhamake-up.blogspot.com.br/
    bjoss s2 fique com Deus :)

    ResponderExcluir
  14. Todo mundo fala muito bem dessa série de livros, mas confesso que quando eu li o "Fala sério, professor!" não gostei muito do jeito da Thalita de escrever e nem da história... :s Mas pela sua resenha esse me pareceu mais legal do que o outro^^
    xoxo

    http://s2juuh.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!
Estou muito feliz com sua visita.
Ficarei ainda mais feliz com seu comentário.
Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa conhecer também, ok?
Mil beijos e volte sempre! :*

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...