"Casamento não é pra mim"

Há alguns dias atrás estava passeando pela net e achei um post muito interessante no blog da Gabriela Baja, o Ponto e Vírgula (aqui). Tratasse de um texto, um relato de um marido sobre como ele vê o casamento. U relato muito interessante e muito legal. Vale a pena ler.



“Estando casado apenas por um ano e meio, eu recentemente cheguei à conclusão de que casamento não é para mim.

Agora, antes que você comece a imaginar coisas, continue lendo.

Eu conheci minha esposa na escola, quando tínhamos 15 anos. Nós éramos amigos havia dez anos, até que… até que decidimos que não queríamos ser apenas amigos. Eu recomendo fortemente que melhores amigos se apaixonem. Haverá bons tempos para todos.

No entanto, me apaixonar por minha melhor amiga não me impediu de ter certos medos e ansiedades sobre me casar. Quanto mais eu e Kim nos aproximamos da decisão de nos casarmos, mais eu fui tomado por um medo paralisante. Eu estava pronto? Eu estava fazendo a escolha correta? Kim era a pessoa certa para mim? Ela me faria feliz?

Então, certa noite, eu compartilhei esses pensamentos e preocupações com meu pai.

Talvez cada um de nós tenha momentos em nossas vidas em que parece que o tempo fica mais lento, ou o ar fica parado, e tudo ao nosso redor parece encolher, marcando aquele momento que você nunca vai esquecer.

Meu pai dando suas respostas às minhas preocupações foi um grande momento para mim. Com um sábio sorriso ele disse, “Seth, você está sendo totalmente egoísta. Então eu vou simplificar as coisas: casamento não é para você. Você não se casa para ser feliz, você se casa para fazer alguém feliz. Mais que isso, seu casamento não é para você, você está casando para uma família. Não apenas para os parentes e todas essas besteiras, mas pelos seus futuros filhos. Quem você quer que te ajude a criá-los? Quem você quer que os influencie? Casamento não é para você. Não é sobre você. Casamento é sobre a pessoa com quem você se casou.”

Foi nesse exato momento que eu soube que Kim era a pessoa certa para mim. Eu percebi que eu queria fazê-la feliz; vê-la sorrir todos os dias, vê-la gargalhar todos os dias. Eu queria ser parte da família dela, e a minha família queria que ela fosse parte da nossa. E lembrando de todas as vezes em que a vi brincando com meus sobrinhos, eu soube que ela era a pessoa com quem eu gostaria de construir nossa própria família.

O conselho de meu pai foi ao mesmo tempo chocante e revelador. Foi na contramão da “filosofia Walmart” de hoje, que é: se não te faz feliz, você pode devolver e pegar um novo.

Não, um verdadeiro casamento (e um verdadeiro amor) nunca é centrado em você. É centrado na pessoa que você ama – seus desejos, suas necessidades, suas esperanças, e seus sonhos. O egoísmo exige: “O que há aí para mim?”, enquanto o amor pergunta: “O que eu posso dar?”

Há algum tempo, minha esposa me mostrou o que é amar sem egoísmo. Por muitos meses, meu coração endureceu com uma mistura de medo e ressentimento. Então, quando a pressão chegou a um nível insuportável, as emoções explodiram. Eu era insensível. Eu era egoísta.

Mas, ao invés de se igualar ao meu egoísmo, Kim fez algo além do maravilhoso – ela mostrou um transbordamento de amor. Deixando toda a dor e angústia que eu havia causado, ela amorosamente me tomou em meus braços e acalmou minha alma.

Eu percebi que tinha esquecido o conselho do meu pai. Enquanto o lado de Kim no casamento tinha sido me amar, meu lado do casamento era só sobre mim. Essa terrível descoberta me levou às lágrimas, e eu prometi à minha esposa que iria tentar ser melhor.

Para todos que estão lendo esse texto – casados, quase casados, solteiros, ou mesmo solteirão ou solteirona – eu quero que você saiba que casamento não é para você. Nenhuma relação de amor verdadeiro é para você. O amor é para a pessoa que você ama.

E, paradoxalmente, quanto mais você verdadeiramente ama essa pessoa, mais você recebe. E não apenas dessa pessoa, mas dos amigos dela e da família dela e milhares de outras pessoas que você nunca teria conhecido se seu amor permanecesse egoísta.

Na verdade, amor e casamento não são para você. São para os outros.”

O texto foi traduzido por esse blog e postado originalmente nesse.


Então galera, a sumida apareceu de novo. Eu sumo um pouco, mas não pra sempre! Obrigada por estarem aqui comigo apesar de tudo. Amo vocês! ♥

10 comentários

  1. Muito bom o texto! Gostei da conclusão, bem diferente da primeira impressão dada pelo título.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Tema polêmico kkk' , então eu particularmente não quero casar nunca. E não pretendo mudar de ideia , digamos que - na minha opinião - o casamento não é o contrato fixo onde as pessoas assinalam : O marido é meu pra sempre , não olhe pra ele , nosso amor vai ser infinito. Casamento , não tem garantia de nada e estar casada não significa de que você nunca vai ser feliz e que alguém nunca vai te amar de verdade . Eu penso assim (risos) .
    Não suma mais do blog viu , ruum .
    Beijos !

    http://sonhando-porai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Gostei do blog... Caso queira visitar o meu... Estou te seguindo! http://chooselamag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ahh esse tema, eu acho casamento uma coisa linda, e pretendo (daui muito tempo) me casar, é uma coisa linda, você e a pessoa que você ama e quer passar o resto da vida juntos, cercados de gente que também te amam

    Vem, tem post novo:

    MEU CAPRICHO

    Beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  5. É isso é verdade, não nos casamos para ser felizes e sim para fazer alguém feliz. Sou casada a quase cinco anos, me casei bem jovem eu tinha apenas dezoito anos. Dois anos depois Papai do céu me abençoou com minha garotinha. ( que tem dois anos, hoje.:)
    No mesmo ano, meu marido foi chamado para trabalhar fora do pais. Ele me chamou para ir mas não fui com ele, na verdade fiquei bastante chateada.Porém fiquei bastante feliz que ele conseguiu realizar o sonho dele...Ele ainda mora lá e eu visito a cada dois meses. Cada vez que vou lá ele me prova que não era apenas nele em que ele estava pensando quando foi embora, e sim na nossa família.
    O egoísmo existe sim, mas muitas vezes temos que passar em cima.
    Adorei o texto, muito legal.
    Te espero no meu blog,

    Mariana - WTF. [{ Sobre livros,filmes e séries.}]


    ResponderExcluir
  6. O texto é bonito. Mas acho que quando uma pessoa é egoísta não deve se casar. Me considero egoísta demais para me dedicar a outra pessoa que não seja minha família.
    Meu Filme virou Livro

    ResponderExcluir
  7. Não quero casar, acredito que não exista "felizes pra sempre", entende? E só acredito no casamente quando aquele casal é feliz, nunca vi, mas creio que existem muitos casais que se fazem de felizes quando não estão em casa, mas quando estão em casa só brigam. Se for assim eu não quero casa, mas quem sabe eu me apaixone por um cara e ele se apaixone por mim e nós casamos, mas seria apenas com um cara legal, um cara com bom senso de humor e que nós não tenhamos brigas frequentes

    pequenos-exageros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. O texto realmente é bonito, mais eu descordo em algumas partes. Meu sonho é casar, sonho em dividir minha vida com outra pessoa, sonho em viver a vida inteira muito feliz.
    Acho que penso assim por já ter planos para o futuro. E eu não sou uma pessoa 'egoísta', gosto de dividir e compartilhar rs
    Mais mesmo assim, gostei muito do texto.
    Beijos | do-seu-jeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. adorei o texto *-* casamento também não é pra mim.. kk

    http://www.querodemorango.com/

    ResponderExcluir
  10. Não penso em casamento por agora, mas, quem sabe no futuro né? Nunca se sabe!

    Amei o texto, foi uma boa ideia ter colocado ele aqui.

    http://historiaimperfeita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!
Estou muito feliz com sua visita.
Ficarei ainda mais feliz com seu comentário.
Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa conhecer também, ok?
Mil beijos e volte sempre! :*

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...