9 anos depois... Saudades!

Há exatamente 9 anos atrás recebi a pior notícia que já recebi até hoje.
No dia 11 de outubro de 2004, véspera do dia das crianças. Eu tinha 13 anos. Enquanto íamos até ali em Macaé, no meio da viagem, o celular toca. Mamãe atende. Ela fica séria. Notícia importante. Papai para o carro. A notícia é triste: a vovó morreu. E essa cena ficaria registrada na minha mente. Toda vez que passo naquele trecho da estrada vejo tudo de novo.
Naquele dia, demos meia volta e voltamos pra casa. Nos preparamos para pegarmos estrada para a capital o mais rápido possível. De noite estávamos na capela. Não tive coragem de olhar de perto. Era uma situação nova. Eu estava com medo de ficar impressionada.
Simplesmente a ficha ainda não tinha caído.
Dia 12. Logo cedo estávamos lá de volta, na capela. Muitos parentes. Muitos cumprimentos. Muito choro.
Uma pequena conversa na lanchonete. Um momento de distração.
De volta a realidade. Quase hora de fechar o caixão. Finalmente caiu a ficha. Se eu não olhar seu rosto agora vou me arrepender pra sempre. Tomei coragem. Aproximei-me e olhei.
Lá estava ela. Dormindo. Acorda vó! Pensei comigo mesma em meio aos prantos descontrolados.
Vieram fechar o caixão. Dei um passo para trás caindo no abraço apertado do meu irmão que chorava ainda mais.
Todos choravam.
Os seis filhos a levantaram e começaram a sair da capela. Um escorregou, imagino que perdendo as forças em meio a seu desespero de filho.
Alguns minutos depois eu joguei uma flor, enquanto os moços jogavam a terra.
Adeus vovó!

___________________________________________________________________________________________________

Decretei que minha infância acabava ali. Sentimentalmente falando. Bem coisa de criança, né! rs. 
Mas de fato, tudo de bom da minha infância estava relacionado a ela. Eu estava me obrigando a "amadurecer".
Mas, como eu já tinha 13, realmente já não existia mais infância. Não é mesmo?

Me lembro de ainda chorar muito a qualquer momento que me lembrasse dela por cerca de dois anos. Nesse período também tive vários sonhos dos quais ela fazia parte... O tempo passa e a gente aprende a viver sobre novas circunstâncias. Mas a saudade, com certeza, será eterna!

___________________________________________________________________________________________________

P.S.: Comecei a chorar escrevendo esse texto a partir da parte em negrito. rs



Essa é uma foto analógica da qual eu fotografei com o celular pra por aqui. A melhor paravvê-la de perto. Foi no meu aniversário de 3 anos (junto com meu irmão, que fazia 6).
Desculpem o post deprê. Mas eu queria muito fazer, então...!
Mil beijos! :*

15 comentários

  1. Que triste. É super ruim perder quem amamos! eu sei como é isso, também perdi meus avós, tenho só uma vovó viva! Que Deus tenha meus familiares nos braços e os seus também, um dia nos reencontraremos!

    Beijinhos
    Like Skyscraper
    Me siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo que rola no LS.

    ResponderExcluir
  2. Oii amiga, sei bem como é perder uma avó como se fosse nossa mãe!! Mas Deus sabe o que faz e Ele sabe também que sua avó está cuidando de ti :)

    ResponderExcluir
  3. É triste perder quem amamos, flor, sei como se sente... mas a lembrança do que foi bom entre vocês, é eterna. ;) beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Acredite : quem amamos ficaram eternamente em nossos corações .
    Você teve sorte em ter uma vozinha tão querida , tenho uma e ela meio que me ''odeia'' rs , vida complicada .
    Beijos e boa noite ;;*
    sonhando-porai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Estava visitando blogs e vim conhecer seu cantinho...Parabéns pelo espaço e muito sucesso no seu blog...Te seguindo !!
    Se puder seguir de volta ! ficarei muito feliz por te ter em meu cantinho também!!
    http://titababalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. É realmente muito triste perder alguém que amamos. As lembranças são as que ficam.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito triste sua história! Mas as lembranças boas é que realmente te recupera :)

    Beijos.
    Senhorita Imperfeita

    ResponderExcluir
  8. Meus sentimentos pela perda da sua avó ):
    Mesmo que as coisas tenham acontecido há muito tempo, elas doem pra sempre, né?
    Espero que você fique bem.

    beijo

    ResponderExcluir
  9. É muito triste perder quem amamos, mais Deus sempre nos da força para superar..
    Beijos | http://do-seu-jeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gosto de blogs assim, que as autoras colocam os seus sentimentos nos posts. Gostei do post, falou sobre os seus sentimentos em relação a data e a sua vó. Passei por uma situação parecida no ano passado, porém eu tinha 17 anos, então já estava "madura" o suficiente para conseguir ver sem medo de ver minha vó materna ali. Mas em 2009, eu perdi meu avô materno e minha vó paterna não deixou minha mãe me levar para o velório, falou que era uma coisa muito forte para eu ver, e eu tinha 14 anos, mas eu queria muito ir porque vi minha mãe saindo de casa chorando muito e eu queria estar lá dando apoio à ela.

    xx,
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  11. Lindo texto, sei como é díficil perder alguém que a gente ama <3 Eu perdi meus dois avôs, um eu não conheci e o outro morreu faz um tempo, é muito triste

    MEU CAPRICHO

    Beijos,
    Mayara


    ResponderExcluir
  12. Awwn, que texto lindo! Me lembrou meu avô que eu perdi ano passado, com 12 anos! Ele faleceu no dia 1 de janeiro de 2012, o dia que vai ficar marcado para sempre! Eu ainda choro ao lembrar dele, porque pra mim ele era (é) tudo! Tudo o que eu sei e faço eu aprendi com ele!
    Agora todo começo de ano eu vou tentar mudar e para melhor pensando no vovô que me deixou tanta saudade e sabedoria, porque ele sempre me dizia para mudar sempre para melhor!
    A saudade é o que resta, né? Lembranças também!
    Amei o post!
    Fica com Deus, Bianca!
    Beijos
    Batom de Framboesa

    ResponderExcluir
  13. Que lindo, isso lembrou o meu avô, ele morreu eu era bem pequena, devia ter uns 7 anos, nem sei exatamente. Achei bem legal você falar sobre isso, achei uma linda atitude, muitos não gostam de compartilhar ou falar sobre a perda.
    Beijos, Brenda do Gave Crazy

    ResponderExcluir
  14. Nossa, eu chorei lendo pqe me lembrei da minha vovó, morro de saudades!
    Força linda, um dia a gente encontra com elas : )

    beijo beijo

    http://lladodedentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!
Estou muito feliz com sua visita.
Ficarei ainda mais feliz com seu comentário.
Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa conhecer também, ok?
Mil beijos e volte sempre! :*

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...